segunda-feira, 5 de maio de 2008

Aula do dia 05/05/08.

Hoje trabalhamos com plano de aulas.
Abaixo o plano de aula de ciências com o assunto:
O ser humano e o ambiente.
Escola Estadual Edwards Corrêa e Sousa.
Professora: Ognancy
Disciplina: Ciências
4º Ano

Conteúdo: O ser humano e o ambiente.
Diversidade dos seres vivos nos ecossistemas do município.

Objetivo: Comparar a diversidade dos seres vivos nos diferentes ecossistemas do município.


Conteúdo – texto
[editar] Meio-ambiente
Com sua diversidade de biomas, ecossistemas e espécies animais e vegetais, a situação do meio-ambiente treslagoense espelha o que ocorre no restante do Brasil. Embora não possua uma grande população, devido a sua importância econômica é grande a manipulação do território pelo homem, nem sempre seguindo considerações ambientais. [16] [17] [18]
Assim, desrespeita-se as normas de desflorestamento de matas ciliares em rios, como é o caso dos ranchos às margens do Rio Sucuriú; não se trata a maior parte do esgoto da cidade, em sua maioria depositado em fossas sépticas; já foi desmatada grande parte da Mata Atlântica, ao leste do município, e do Cerrado, a oeste; desaloja-se e caça-se animais silvestres, como onças, devido ao fato de que seus hábitos alimentares vão contra interesses de fazendeiros pecuaristas; e a rede hidrográfica do município já foi altamente modificada para a construção de usinas como a do Jupiá. Além disso, o Mnistério Público alega que a termoelétrica da Petrobrás, localizada no perímetro urbano e na rota dos ventos, aumentará casos de câncer e doenças genéticas nos moradores da cidade devido a sua poluição, além do extermínio da fauna que causará na Cascalheira. [19] [20]
De qualquer maneira, o evento mais grave a já acontecer em território treslagoense foi o enchimento da barragem da Usina hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera)[21], que consumiu considerável parte do território treslagoense, afogou milhares de animais e vetegais em extinção, acabou com a maior e melhor reserva de argila da América do Sul e diminuiu enormemente a riqueza do ecossistema municipal, sendo este episódio considerado o maior desastre ecológico da história do Brasil.
Entre os novos desafios para a política ambiental municipal encontra-se a chegada da International Paper e do Grupo Votorantim, uma vez que a fabricação de papel é conhecida como sendo muito poluente. Outras indústrias que lidam com processos químicos potencialmente prejudiciais ao ambiente já estão no município ou têm previsão de lá se instalar.
[editar] Urbanismo
Ainda na década de 1910, antes mesmo da criação oficial da cidade, o engenheiro Oscar Guimarães, funcionário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, planejou e projetou o traçado urbano treslagoense. Apesar de o plano nunca ter sido reeditado ou expandido, Três Lagoas ainda se destaca por seu planejamento urbano entre outras cidades de igual porte.
[editar] Planejamento urbano inicial de Oscar Guimarães


Praça da Bandeira por volta da década de 1940. Vê-se, no canto inferior direito da fotografia, um dos boulevares que são característicos dos planos de Oscar Guimarães. Na intersecção com a Rua Paranaíba, pode-se ver o Relógio Central, construído durante o governo de Bruno Garcia.


Centro de Três Lagoas em foto de Fares Zaguir. O Hotel Modelo encontra-se no canto superior esquerdo.
Quando Oscar Guimarães foi designado para planejar Três Lagoas, o povoamento já possuía um considerável número de habitantes pioneiros, que, na zona urbana, a um primeiro momento se instalaram às margens da Lagoa Maior e em suas imediações. Além da Lagoa Maior, os outros marcos do local eram as duas outras lagoas, os rios Sucuriú e Paraná, e a linha férrea, que se estendia na direção oeste muito embora a construção da Ponte Francisco de Sá não houvesse sequer sido começada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Ognancy, li seu plano de aula. Está muito rico.
Conforme combinamos em sala de aula, vou dar algumas dicas, porém, vc não deve sentir-se obrigada a abraçá-las, certo? Cada professor tem sua forma de trabalhar e deve primar pelo sua cara no plano e nas aulas.
1 - No endereço http://www.slideshare.net/eambiental/aula-1-ecossistemas-e-biodiversidade/ tem um vídeo que aborda sobre o conceito de ecossistema, mas acredito não poder usar todo o slide pois a linguagem não está adequada para sua série.
2 - Você poderia entrar em contato com o CONDEMA, órgão que gere a questão ambiental no município, hoje não sei quais são os participantes, mas existem representantes de todas as entidades do município, incluisive escolas e universidades.
3 - Outra sugestão seria entrar em contato com um professor de ciências da UFMS para ir até sua sala de aula e palestrar para seus alunos. Tem uma professora que há algum tempo representava a Universidade no Condema, ela ajudou na organização da limpeza da lagoa maior.
4 - Acesse os sites abaixo, existem alguns textos sobre o conceito de ecossitemas:
http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u64.jhtm
http://www.meioambientehp.hpg.ig.com.br/conceitosbasicos1.htm
http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ecologia.html
http://www.iesambi.org.br/apostilas/ecologia1t.html
http://www.saudeanimal.com.br/tipos_de_ecossistemas.htm
Tem esse outro site que pareceu interessante: http://www1.uol.com.br/ecokids/
http://www.gazetadelimeira.com.br/gazetinha/noticias.php?codigo=47
http://www.museudavida.fiocruz.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=52&sid=37

Entre no google e faça buscas com seu tema.
Nos falams em sala. Bjão.